Sejam todos muito bem-vindos ao PLANETA MAGGIE onde revelo o meu cosmos.

17/06/2022

Marchas Populares 2022

por: Maggie


Olá Caríssimos ETs.

Sejam muito bem-vindos ao Planeta Maggie.

A tradição já não é o que era...

A malta nova já não quer saber das tradições...

...

Balelas. É tudo treta... ou parte.

Eu tenho 29 anos e sou uma grande fã das marchas populares de Lisboa. É uma das minhas tradições dos santos populares que eu aprecio.

A MARCHA É LINDA!!!

Pois é. Eu não sou de Lisboa. Não vivo em Lisboa e nunca fui as marchas. Mas já fui convidada para ir. Até porque tenho família a viver em Lisboa. Mas sabem... nunca se proporcionou ir.

É a vida a acontecer. É o que há.

E então para quem não é de Lisboa. Nem de Portugal. O que é isto de Santos Populares e das Marchas Populares?

Então cá vai uma explicação. No mês de Junho é dado o pontapé de saída das festas e romarias com os Santos. Os santos são festividades em honra do S. António (13/Junho). O S. João (24/Junho) e o S. Pedro (29/Junho).

Na minha opinião. Os que tem mais visibilidade é o S. António e o S. João. Porque acontecem nas duas maiores cidades do país: Lisboa (capital) e Porto. Em Lisboa é celebrado o S. António e no Porto o S. João.

E é no S. António que ocorrem os casamentos de S. António. Pois está claro de S. António porque este é casamenteiro. Isto durante o dia. Já a noite ocorre as marchas populares. Onde cada bairro de Lisboa desfila pela Avenida da Liberdade.

Mais um ano em que acompanhei as marchas pela TV. E adorei. gosto mesmo de ver cada bairro de Lisboa a desfilar com padrinhos ilustres. Ou talvez só pessoas conhecidas. Da nossa praça. 

É sempre uma alegria ver o trabalho de meses a passar na TV. E o mais engraçado é que há competição. Ou seja. Há um júri que depois elege a melhor marcha.

Este ano a marcha vencedora foi a marcha do bairro da Madragoa. Em segundo lugar ficou a marcha do bairro de Alcântara e em terceiro a marcha do bairro do Alto do Pina.

Pessoalmente gostei de todas as marchas. Foi um colorido que regressou a cidade de Lisboa. Após 2 anos sem festividades. Muitos parabéns a marcha do bairro da Madragoa. Alcântara e Alto do Pina pelo pódio. mas também um bem-haja a todas as outras marchas. Foi um belo serão. 

A MARCHA É LINDA!!!

E agora a tua opinião. Aprecias as marchas populares? Os santos? 

Sem comentários:

Enviar um comentário

PESQUISA AQUI