Sejam todos muito bem-vindos ao PLANETA MAGGIE onde revelo o meu cosmos.

17/10/2022

Organização 2022

por: Maggie


Olá Caríssimos ETs.

Sejam muito bem-vindos ao Planeta Maggie.

Hoje falo de algo que funciona para mim. Mas que não quer dizer que vai funcionar para todos os ETs. Até porque cada ET é um ET diferente. Cada ET deve de encontrar o seu processo pessoal de organização. Sim é verdade hoje abro a caixa de pandora aqui no Planeta Maggie sobre o maravilhoso cosmos que é a organização.

Não tem de quê. É dado do fundo do coração.

Então cá vamos nós. É um pouco estranho estar a escrever esta publicação agora. Isto tudo porque estou num momento de rever todo o meu processo pessoal de organização. Isto tudo porque estamos no primeiro mês do último trimestre do ano de 2022. E que ano este.

Mas também é a altura certa para escrever e divulgar esta publicação. Para pelo menos ter um registo de como eu fazia em 2022. Em 2023 muito provavelmente irá ser um pouco diferente.

Eu não me considero uma pessoa organizada. Apesar de ter um processo pessoal de organização. Também não nasci uma pessoa organizada. Fui algo que tive de ir testando e fui um caminho com muitos erros e acertos neste meio da organização.

Mas quando é que se deu o clique da organização e quando é que começaste a levar a organização mais a sério?

Quando fui fazer faculdade. Eu fiz faculdade em Coimbra. Vivia no Porto. Onde depois de concluir a faculdade voltei e é onde resido actualmente. 

Mas como estava a dizer foi quando fiz a minha faculdade em Coimbra. Tinha que me organizar porque não tinha a minha mãe comigo por isso tinha que me orientar entre os trabalhos académicos como as tarefas domésticas.

O facto de a pessoa ter um processo de organização pessoal faz com que a pessoa tenha uma rotina mais leve. Mas também com espaço para os imprevistos e lidar com isso da melhor forma possível.

Posto esta longa introdução. Aqui fica como eu me organizo. Actualmente. Num equilíbrio entre o digital e o analógico.

Bullet Journal

Uso um caderno preto quadriculado e uma caneta preta. Algo muito simples e prático. Pelo menos para mim funciona assim. 

No Bullet Journal faço um registo diário. Onde compilo as informações de outros espaços como a agenda. Quer seja em papel ou no digital. No fundo o bullet journal. Até de ser o espaço onde faço um registo pessoal é onde reuno todas as informações daquele dia. Bem como as listas.

Agenda em Papel

A agenda principal é a digital. Mas como aqui o nível de loucura é alto. Eu tenho um backup que é a agenda em papel. Basicamente é isto. Se bem que podia ter tudo em analógico que não tinha duplo trabalho.

Na agenda de papel entra todos os compromissos meus e de outros familiares que podem impactar a minha vida. Os meus compromissos estão a caneta já o dos meus familiares está a lápis.

Agenda Digital

Na agenda digital. Que como disse é a principal porque tem todas as informações. As minhas quer sejam elas pessoais e profissionais. Como o calendário editorial do blogue. Assim sei quando entra uma publicação as suas acções que tenho de fazer. Bem como agendas dos meus familiares. Que como disse podem impactar algum agendamento meu. As fases da lua e os feriados.

Bloco de Notas

Tenho um pequeno caderno. Que é mesmo pequeno que funciona como bloco de notas. Onde anoto tudo o que me vem a mente. Desde ideias a listas ou a pensamentos tudo cabe nesse bloco de notas. No final de cada dia dou uma revisão no que escrevi e distribuo para o local correcto cada informação.

Commonplace Book

Não sei se estão a vontade com este conceito de caderno. Mas muito resumidamente é um registo diário de aprendizagens. Que é como eu uso. Além de registar as minhas aprendizagens. Registo pensamentos. Planeamentos. No fundo é um espaço onde se pode começar a observar a evolução da pessoa. 

Comecei a usar este caderno quando tive conhecimento do seu conceito que foi no ano passado.

Bom são estes os meus meios que utilizo para me organizar. Está algo simples porque como disse estou a analisar tudo para rever para proceder a alterações.

E a pergunta da praxe: e vocês como se organizam? Tem algum processo de organização? Contem me tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

PESQUISA AQUI