por: Maggie
Olá caríssimos ETs.
Sejam muito bem-vindos ao Planeta Maggie.
Durante o mês de Julho de 2022 decorreu o Euro 2022. Ou seja. O europeu de futebol feminino. Que contou com a seleção portuguesa pela segunda vez seguida. Este europeu foi a 13º edição do certame que ocorreu em solo Inglês.
Por isso hoje analiso o europeu com especial enfoco na prestação portuguesa.
E que europeu foi este. Minha gente? Foi recorde. Recorde de assistências e até recorde de vencedoras. Sim porque pela primeira vez a Inglaterra ganhou o campeonato europeu de futebol feminino. E que vitoria. Mas já lá vamos.
Como disse este foi a segunda vez seguida em que Portugal participou. E esta provado que estamos no caminho certo. Sendo que ainda é longo o caminho a percorrer. Portugal ficou no grupo C com a Suíça. Suécia e os Países Baixos (Holanda) que a entrada para este certame eram as vencedoras em titulo.
Um grupo difícil com Suécia e Países Baixos (Holanda) que são equipas fortes. A Suíça esta em crescente tal como Portugal.
Até podia ser um grupo difícil. Mas senti que foi o mais equilibrado. É lógico que a Suécia e os Países Baixos (Holanda) passaram mas Portugal e a Suíça venderam caro essas passagens a fase seguinte da competição.
Portugal fez grandes jogos e mostrou que esta no caminho certo. Mas reforço ainda há um caminho a percorrer.
Ora a Inglaterra era a anfitriã e logo na segunda jornada do grupo A mostrou logo que estava em casa para vencer. Ao derrotar a Noruega com uma goleada. Penso que ai teria sido o momento chave para que a Inglaterra ser mais tarde na competição a grande vencedora.
A Inglaterra chegou a final e derrotou a Alemanha. Que em 13 edições já ganhou 8 sendo que 6 foram seguidas. E sempre que a Alemanha ia a final ganhava. O que pela primeira vez não aconteceu.
Como disse a Inglaterra derrotou a Alemanha por 2-1 após prolongamento no mítico estádio de Wembley.
Houve muitos bons jogos. Bons golos. Bons momentos de futebol. E no final não foi 11 contra 11 e ganhou a Alemanha.
Parabéns a todos os elementos envolvidos neste certame desde jogadoras. Treinadoras e treinadores. Até ao membro mas "simples" das equipas.
Sem comentários:
Enviar um comentário