Sejam todos muito bem-vindos ao PLANETA MAGGIE onde revelo o meu cosmos.

10/10/2022

Dia Mundial da Saúde Mental

por: Maggie


Olá Caríssimos ETs.

Sejam muito bem-vindos ao Planeta Maggie.

Parabéns a todos os que tem a coragem de perceber que não estão bem mentalmente e que pedem ajuda. Não estão sozinhos. Estamos. Aliás. Todos juntos.

O pior deste discurso é que nem devia de ser assim. Devia ser normal ir ao psicólogo ou ao psiquiatra como ir ao dentista ou ao ortopedista.

O que me irrita profundamente é isto não ser normal. E ainda me irrita mais as pessoas que dizem que quem vai ao psicólogo ou ao psiquiatra é chalupa. 

Malta! Não faz sentido nenhum este tipo de discurso. Porque se assim for eu sou chalupa e então fica já aqui assumido.

O pior disto tudo é que eu gosto. Então. De ser chalupa. É como ser fora da caixa. É cool este universo em que os comuns mortais tem medo de arriscar e de assumir que são fora da caixa

A minha relação com a saúde mental começou a ficar séria à 6 anos atrás e a partir de ai comecei a ser seguida na psiquiatria. Ao fim destes 6 anos é que comecei a voltar a ser mais perto do que eu era. Mas ainda ando em consultas e não estou livre de voltar a acontecer o episódio que eu tive.

São situações complicadas e complexas que leva tempo a ser solucionadas. A maioria das vezes a pessoa pode não voltar a ser o que era a 100%. O que pode acontecer com uma outra doença ou problema de saúde.

Não gosto da palavra doença. Para mim são questões de saúde a serem tratadas. 

E vou confessar uma coisa. posso não ficar a 100% do que eu era. Mas a pessoa que vou ser depois de ter alta das consultas de psiquiatria é de uma pessoa mais consciente de que se a mente não está bem o resto do corpo não está bem. 

Mas afinal Maggie qual foi o problema que tiveste?

Ainda é cedo para falar disso por aqui. Até porque estou a preparar a melhor forma de o dizer. Se em texto ou em podcast. Se bem que muito provavelmente. E pelo andar da carruagem. Deve de ser em texto porque isto do podcast não está fácil.

Mas bom no fundo a mensagem que vos quero passar hoje é de que ouçam o que o vosso corpo e subvertido a vossa mente vos diz e que não tenham vergonha de pedir ajuda. Por que se da mesma forma que vos dói um dente vão ao dentista. Se vos dói a alma a ajuda é um psicólogo. E se este não vos conseguir ajudar ele vos reencaminhará para um psiquiatra. 

Não sintam vergonha ou medo de ir a um psicólogo. 

Por vezes. É bom arrumar as gavetas que estão desarrumadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

PESQUISA AQUI