Sejam todos muito bem-vindos ao PLANETA MAGGIE onde revelo o meu cosmos.

12/10/2022

Diário do Calhamaço - Leitura: o que é?

por: Maggie


Olá Caríssimos ETs.

Sejam muito bem-vindos ao Planeta Maggie.

Projecto novo que sai da gaveta. Hoje explico o que é e como vai funcionar. E não. Não é o famoso e tão ansiado podcast. Pelo menos para já... Hoje falo do "Diário do Calhamaço" versão leitura. Sim porque ainda vai haver outra versão.

Como surgiu?

Esta ideia surgiu-me inicialmente e originalmente quando andava na escola. Mais em concreto no decorrer do 12º ano. Quando estava a ler o "Memorial do Convento" do José Saramago. Penso que todos os leitores  portugueses deste blogue e que tenha concluído ou frequentado o 12º ano tenha tido o privilégio e a honra de o ler.

O "Memorial do Convento" é um romance do José Saramago que. Pelo menos no exemplar que tenho aqui em casa. Tem cerca de quase 500 páginas. E na minha modesta opinião é um clássico. Não só do Saramago. Mas da literatura portuguesa.

Como podem calcular. Um livro com quase 500 páginas não é um livro fino que se lê em 2 horas. É um calhamaço. Isto porque no meu critério de calhamaços a partir de 500 páginas é um calhamaço. Ora fui ver na minha estante quantas paginas tem o livro e tem 493. Não vai ser por 7 páginas que vou excluir desta minha categoria de ser um calhamaço.

Ora bem. A semente foi plantada. Anos mais tarde. E mais numa tentativa de entender o fenómeno José Rodrigues dos Santos. No natal dera-me o livro "Vaticanum" do José Rodrigues dos Santos. Este livro é um calhamaço com 602 páginas no exemplar que tenho na minha estante. Ora se o meu critério é de que um livro com 500 páginas é um calhamaço este preenche esse requisito.

Mas afinal o que é o "Diário do Calhamaço - Leitura"?

Então foi ai. Depois de ler o livro do Rodrigues dos Santos que decidi que todos os livros que eu ia ler. Sejam eles ou não verdadeiros calhamaços. Que iria fazer um acompanhamento de leituras. E ainda ia partilhar convosco o andamento das leituras. 

Tentei o twitter mas acho que por muitas não terem ia se perder um pouco. Então tive de maturar esta ideia.

Então como vai funcionar?

Eu tenho 2 cenários possíveis.

O 1º é através do instagram do blogue. O 2º é mesmo por aqui pelo blogue.

É lógico que vou optar pela 2º opção. Por quê? Porque é o meio que muitos de vós tem acesso. O instagram e o twitter dava um acompanhamento mais imediato. Mas nem todos tem acesso. Ainda há pessoas que não tem redes sociais e nem querem ter. E esta tudo bem com isso. Por esse motivo eu optei pelo blogue.

Como é por aqui. As coisas vão funcionar assim:

Irá sair uma publicação de apresentação do livro que vou ler e quais as minhas expectativas bem como o porque de ler o livro escolhido. No final. Quando a leitura tiver concluída irá sair outra publicação com a minha opinião sobre o livro. Depois e ao longo de como decorrer a leitura no final das publicações habituais de 2ª. 4ª e 6ª feira ira surgir um dístico do "Diário do Calhamaço - Leitura" e um breve texto a informar o numero de páginas lidas. Mais a hastag #DiáriodoCalhamaçoLeitura. Esta hasta está sempre presente para melhor identificação.

O distico é o seguinte:


Espero que gostem deste projecto e que o acompanhem. Fui pensado para ser uma forma de vocês acompanharem as minhas leituras. Espero que gostem

Sem comentários:

Enviar um comentário

PESQUISA AQUI