Sejam todos muito bem-vindos ao PLANETA MAGGIE onde revelo o meu cosmos.

26/10/2022

Commonplace Book: O Que É?

por: Maggie


Olá Caríssimos ETs.

Sejam muito bem vindos ao Planeta Maggie.

Hoje falo de algo que me tem fascinado à já algum tempo. A primeira vez que fiz referencia a este termo foi na publicação "Organização 2022".

Não sei se alguma vez ouviram o termo commonplace book. Ou se até no vosso tempo académico. Ou seja escolar. Tiveram a necessidade de ter todas as vossas aprendizagens concentradas num único lugar e assim carregar apenas um caderno e não 12 cadernos. Mais 12 manuais e mais 24 caderno de actividades.

Quem sabe como são as escolas portuguesas. Percebe do que estou a falar.

A ideia do commonplace book já é bem antiga. Consta-se que Leonardo DaVinci usava o commonplace book.

Ok. 

Mas que raio é isso do tal commonplace book.

Traduzindo literalmente é o comum lugar livro. Ora isto não faz muito sentido. Mas se eu disser que é um local comum para aprendizados e não só. Que pode ser um livro ou um caderno. Já vós soa a música para os vossos ouvidos?

A mim tem fascinado pelo simples facto de eu não ter que usar 300 mil cadernos. Um para cada coisa que eu define. Ou precise. Mas ter um único caderno onde posso colocar tudo cronologicamente. É música para os meus ouvidos.

Neste caderno o céu é o limite. Pode colocar citações. Letras de músicas. Resumos de livros que está a ler. Apontamentos de aulas que está a assistir. Receitas. Desenhos. Colagens. Enfim tudo é possível e o melhor é que não há limite.

Na verdade até há limite. O do caderno. Mas quando ele acaba há mais cadernos prontos a ser usados.

Cadernos A4 ou A5. De linhas. Quadriculados. Lisos ou pontilhados. 

O que isso interessa mesmo?!

São detalhes. Senhores. São detalhes.

O que importa é começar. Pode ser num caderno que tenha ai por casa e que não sabe o que fazer com aquilo.

Mas agora já sabe. Vá lá buscar o tal caderno perdido que tem por ai que eu espero.

Já está?

Sim! 

Boa já pode começar então por usar. Mas como o fazer?

Simples coloque a data de hoje em primeiro lugar. Depois é só começar a escrever o que quiser. 

Pode ser uma projecção para o seu dia. Um pensamento. Uma lista de afazeres. Uma citação. Letras de musicas. Um resumo de um livro que esteja a ler. Um rascunho de uma publicação para o seu blogue. Um planeamento. Uma receita. Um desenho. Uma colagem de uma imagem que viu e que quer guardar. Um resumo do seu dia. O que sonhou durante a noite. Um desenvolvimento de ideia que teve. Enfim. Tudo é possível.

O dia de hoje acabou e o amanhã?

Amanhã coloque em primeiro lugar a data de amanhã e siga para bingo. Que é como quem diz voltar a escrever o que lhe apetece.

A ideia é ter um registo cronológico das sua visão do mundo. E vocês. Já conheciam este termo? Usam? Ficaram com vontade em usar? Contem-me tudo nos comentários. Vou adorar ler as boças percepções e quem sabe não vão parar ao meu commonplace book como "porquê que não fui eu a ter esta ideia / pensamento."

Sem comentários:

Enviar um comentário

PESQUISA AQUI