Sejam todos muito bem-vindos ao PLANETA MAGGIE onde revelo o meu cosmos.

16/01/2023

Como organizo-me em 2023

por: Maggie


Olá Caríssimos ETs.

Seja muito bem-vindos ao PLANETA MAGGIE - onde revelo o meu cosmos.

Estamos no dia 16 de Janeiro de 2023. Praticamente a meio do mês. Mas ainda dá para fazer. O que vos trago hoje. Até porque podem fazer em qualquer altura se consideramos um ano como um período de 12 meses. Ou seja. De hoje até 12 meses à frente. A verdade é que ainda estamos no inicio do ano civil de 2023.

Toda esta introdução para vos dizer que ainda podem fazer. Mas fazer o quê? Organizarem-se para este ano de 2023.

Então é o seguinte. Estou a prever que a publicação de hoje seja um pouco mais extensa do que o habitual. Por isso. Vamos fazer uma pausa para pegar numa bebida a sua preferência. Recomendo água. Mas pode ser outra qualquer a seu gosto. 

Vamos ter uma lista de material para esta publicação. Lembre-se sempre de que o que vos trago aqui são sugestões. Não é lei nem obrigatório. 

Por aqui somos todos crescidos para entender que isto são dicas. Não é lei.

Vou então trazer as dicas e como faço na prática. Pretendo que esta publicação seja um guia com passo a passo. Para rever sempre que possível e que quiserem. Como é lógico.

Bom. Espero que todos vós estejam preparados. Com a vossa água ou outra bebida qualquer. Mas que estejam. Sobretudo confortáveis. Posto isto. Vamos lá então começar.

Passo -1: Lista de Material

Não quero que comprem nada. Usem o que tenham em casa. Então o material necessário ou indicado é:

  • Papel - Se for de rascunho melhor. Temos de preservar o ambiente. 
  • Material de Escrita - O que tiverem por ai. Serve tudo. Desde que escreva dá. (Exemplo: Canetas. Lápis. Borracha. Afia / Apara-lápis. E por ai vai.) Volto a repetir vale tudo o que escreve.
  • Calendário de 2023 - pode ser online ou impresso.

Maggie não sou da equipa do papel. Posso usar aplicativos?

Pode. Mas atenção! Certifiquem-se que tem bateria suficiente. 

Quanto à lista de material estamos conversados. Vamos passar para o próximo passo.

Passo 0: Reflexão do Ano de 2022

Antes de pensarmos no presente ano de 2023. Convém por a mão na consciência e pensar sobre o ano de 2022.

Para isso vou deixar aqui algumas questões que coloco a mim mesma para me ajudar a pensar e reflectir como foi o ano. 

Vale relembrar que é meramente indicativo. Podem e devem personalizar para vocês próprios. Para a vossa realidade. Sendo assim. Então cá ficam as questões que são:

  • De modo geral como considera que foi o ano de 2022?
  • Quais eram os seus planos sonhos e objectivos em concreto para 2022?
  • Quais as desilusões que teve?
  • Quais os arrependimentos que teve?
  • Considera que deveria ter sido reconhecido em alguma área que não foi?
  • O que conquistou no decorrer do ano de 2022 que mais orgulho lhe trouxe?
  • Quais foram as principais lições de vida que aprendeu durante o ano de 2022?

Passo 1: Escrever uma Carta

Depois da reflexão eu escrevo uma carta para mim mesma. Mas atenção não é uma carta qualquer. 

Como disse. A carta é para mim própria. Para o eu de 2023. Em que vou ler esta carta no dia 31 de Dezembro de 2023. 

Pegando na emoção da reflexão. Escrevo a carta para a pessoa que quero ser no final de 2023. Por isso é que só a leio no último dia do ano.

Esta carta. Que como já disse nesta carta eu escrevo para a pessoa quero ser.

Existe 2 tópicos que me ajudam na escrita da carta. São eles:

  • O que eu não quero fazer.
  • Quem eu não quero ser.

Estes 2 tópicos orientam-me para escrever a carta. No final do ano ao ler a carta analiso se fiz alguma coisa que não queria fazer e se fui quem eu não quero ser. O que também ajuda na reflexão do Passo 0.

Além destes dois tópicos que são orientadores. Eu reviso os meus valores pessoais para me ajudar a estar mais alinhada comigo e assim saber quem eu não quero ser.

O por quê não nos 2 tópicos? 

É mais fácil. Por vezes. A gente saber o que não quer. Mas se tiver claro o que quer então escreve o que quer.

Volto a clicar nesta tecla: Estes exercício funcionam para mim e eu estou a sugerir. Adapte sempre a sua realidade e circunstâncias.

Nesta carta também penso em tudo o que acho que não tem mais nada a ver comigo e que quero tirar da minha vida. Bem como em tudo o que acho que tem tudo a ver comigo e que quero trazer mais para a minha vida.

Passo 2: Visão Geral do Ano de 2023

Agora vamos começar a ver algo palpável. 

Mas antes tenho um pequeno aviso. Então é o seguinte: como já verificaram eu ainda não partilhei nada da minha organização. Como é lógico fizemos refeições e escrevemos uma carta para nós no futuro. Por esse motivo. Por serem reflexões mais pessoais ainda não partilhei. Mas calma! Ainda a procissão esta a ser organizada. Estejam atentos a esta publicação.

Voltando ao passo 2. Vemos ter um panorama geral do que nos aguarda. 

No calendário de 2023 assinalem ou façam uma lista com:

  • Feriados. 
  • Aniversários. 
  • Férias (se já estiverem definidas)
  • Viagens. 
  • Eventos. 
  • Compromissos. 
  • Outras datas ou calendários que causem impacto na vossa vida (exemplo: agenda do trabalho).

Isto nos sabemos que vai acontecer. Agora proponho que realizem uma outra lista. A lista de coisas que podem acontecer ou que estão previstas acontecer. Por exemplo: férias. Se ainda não estiverem definidas pode colocar quando pretende tirar férias.

Passo 3: Esvaziar a Cabeça

A gora vamos esvaziar a mente. 

Como?

Fazendo uma lista de coisas que temos e queremos fazer. Tudo o que vier a sua mente escreva na lista pode até ser um item que tem de comparar. Para não esquecer: escreva.

Mente esvaziada?

Vamos para o próximo passo.

Passo 4: Fotografia do Momento Actual

Agora vamos fazer um exercício super transformador. Pelo menos para mim. Chamado roda da vida. Clique aqui neste link que vai poder realizar este exercício online. Mas se quiser pode continuar a fazer no papel.

A roda da vida contem todas as nossas áreas da vida. São 12 áreas da vida. Como estudos. Saúde. Finanças. Felicidade. Lazer. Vida Social. E por ai vai... E a essas áreas da vida vamos dar uma nota de 1 a 10. Sendo que o 1 é nada satisfeita e o 10 é satisfeita. A nota refere-se ao seu nível de satisfação no momento.

Não é para pensar muito. É dar uma nota de acordo com o seu nível de satisfação. No momento.

No site indicado ele volta a explicar como fazer. Neste mesmo site indicado pode mudar a cor da área da vida e até colocar um nome "melhor". Por exemplo desenvolvimento intelectual pode aplicar de estudos. Penso que é perceptível o que é cada área da vida.

Já realizou o exercício. Se fez pelo site pode baixar para o seu computador. Agora vamos analisar as notas que deu. 

  • Qual foi a(s) área(s) com a nota mais alta?
  • Qual foi a(s) área(s) com a nota mais baixa?
  • Qual a área que se der foco neste ano. Essa mesma área vai impactar as outras restantes áreas de forma positiva?

Agora já pode continuar e ir para o próximo passo.

Passo 5: Minha Vida em 2023

Neste momento deve de estar a colocar-se na sua mente a seguinte questão: Mas para que raio isto vai para a onde?

A resposta é ao passo 5. Pois agora vamos pegar em todas as informações obtidas como respostas aos passos anteriores e definir o caminho para o ano de 2023.

O que vamos definir?

  • Qual a área da vida que pretende dar foco neste ano de 2023 - Ou seja. A área que se voce dedicar a ela. Ela terá impacto positivo nas outras áreas. 
  • Quais as suas 5 prioridades para o ano de 2023 - A primeira e a área que escolheu no ponto anterior.
  • Defina uma prioridade para cada área da vida.
  • Defina um lema para o ano de 2023 -  como se fosse o seu grito de guerra para os dias mais difíceis.

Para responder a estes pontos deve de ter por base o que escreveu nos passos anteriores.

Por fim vamos para o ultimo passo. 

Passo 9 999: O Meu Caso

Tanta coisa para mostrar como eu faço. 😂

Bom! Eu ando a aplicar desde o final de 2021 um método chamado MVO (Método Vida Organizada). De 2016 até 2021 eu usava apenas o método do Bullet Journal. Por que me atendia super bem. Mas o verdadeiro inicio do meu processo de organização pessoal vem do ano de 2011. 

Em 2011 eu fui fazer faculdade em Coimbra. Recordo que moro no Porto. Então como estava numa outra cidade não tinha a minha mãe para me fazer as coisas e tinha de conciliar tarefas domesticas com os estudos. 

Então num determinado momento da minha vida fui pesquisar no Google sobre como usar uma agenda. Ou dicas para usar uma agenda. O primeiro site que me apareceu fui um blogue brasileiro chamado "Vida Organizada". Lembro-me que era uma publicação sobre dicas de como usar uma agenda. Gostei da publicação e fui ver o resto do blogue. Ai naquele momento eu descobri a Thais Godinho. Autora do blogue "Vida Organizada" e do MVO (Método Vida Organizada). 

Em 2021 eu decidi fazer o Curso do Método Vida Organizada. O MVO e aplicar de forma efectiva na minha vida. Tudo porque de 2011 até 2021 eu aplicava as dicas que eu achava que faziam sentido para mim. Assim em 2021 tomei a liberdade de fazer o curso MVO.

Como podem imaginar. Estas dicas ou passos que eu dei anteriormente nesta publicação tem por base o MVO. Lá estou eu a bater na mesma tecla: apliquem a vossa realidade e circunstâncias.

Então afinal como é que fazes isto Maggie?

Eu faço tudo no papel. Todas as reflexões no papel e depois passo para o aplicativo.

Este ano de 2023 eu vou usar o máximo que conseguir o papel.

Já tenho minha agenda em papel e o meu caderno.

Mas então. O que mudou desde a publicação "Organização 2022"?

Mudou que deixei o Bullet Journal e a agenda digital. Agora uso tudo em papel. Tenho uma única agenda em papel e um único caderno que é um mix entre Commonplace Book e Bullet Journal. Assim ando só com 2 cadernos/livros. 

Então a dinâmica é assim: 

Agenda: Local onde tenho todos os meus compromissos agendados e os dos meus pais porque tem impacto na minha vida.

Caderno de Diversos: Local onde fica tudo o resto que não entra na agenda mas por ordem cronológica.

Outra coisa que vos quero falar é da minha área de foco para 2023. Este ano escolhi dar foco a área dos estudos. Porquê estudos? Porque tenho 2 frentes de acção que pretendo terminar este ano e são coisas que vai ter impacto na minha vida. Ou seja vai ter impacto em todas as outras áreas da vida.

Por fim. Mas não menos importante é o meu lema de 2023. Que é "curte a paisagem e vive o momento". Onde escrevi esta frase num post-it e colei no meu computador. Assim lembro-me todos os dias de o fazer e não perder o olho de vista deste grito de guerra.

Por hoje é tudo. Dou assim por concluída esta epopeia de organização. Espero que tenham gostado. Agora estou curiosa para saber como é o vosso processo de organização. Por favor contem-me tudo sobre o assunto nos comentários.

P.S.: Partilhem esta publicação com aquela pessoa "desorganizada" ou que tem como meta me organizar-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário

PESQUISA AQUI